Nossa Sala

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Sistema operacional Linux


A escola Henrique Veras é uma das 14 escolas da Rede Pública Municipal de Florianópolis, que passará a utilizar o sistema operacional Linux. Mas afinal, o que é Linux?
Linux é um sistema opereracional livre, ou seja, você pode utilizar, modificar e adaptar, porém é necessário que a pessoa que o faça tenha competência para tal. Não é necessário autorização de quem quer que seja para fazê-lo. O programa não tem um dono que recebe direitos a cada vez que o programa é comercializado ou utilizado.
O que a escola ganha passando a utilizar o Linux?
O linux é desenvolvido por uma comunidade mundial de programadores, que trabalham cada um numa parte do programa, estes tem o desejo e o compromisso de terem acesso a um programa que é livre, que pode ser modificado por cada um deles, de acordo com suas necessidades, toda inovação é avaliada, se esta for considerada útil é agregada ao programa principal. A avaliação é feita por uma equipe de coodenação que avalia as contribuições. Com tantas contribuições, foram criadas milhares de versões do Linux, cada uma delas criada para atender as necessidades de cada escola e de cada empresa. Ao usar programas livres na escola, professores e alunos serão convidados a darem suas contribuições para a melhoria do sistema. A escola deve apresentar e experimentar alternativas, proporcionar aos alunos a possibilidade de mudanças.

Nenhum comentário: