Nossa Sala

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Semana das Mídias


O Departamento de Mídia e Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realiza até a próxima quinta-feira a Semana das Mídias. O evento que começou na tarde desta segunda-feira (09/04) tem como local o Centro de Educação Continuada (CEC), situado à Rua Ferreira Lima, 82, Centro.
O tema base é “Linguagens midiáticas e cidadania: aproximações necessárias”, cujo tema é abordado hoje pela Professora Doutora em Comunicação Gilka Girardelo, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma pesquisadora da relação mídia, cultura e infância. Além disso, durante a semana haverá cinco oficinas: Nas dobras da imaginação, Animação com o LOGO, Produção de rádio digital, Animação com brinquedos ópticos e Produção textual no blog.
Conforme Sylvio Fernando Xavier da Silva, Chefe do Departamento de Mídia e Conhecimento (DMC), o objetivo do evento é sensibilizar os profissionais da rede municipal de educação para os aspectos teórico-metodológicos das linguagens midiáticas e a tecnologia de comunicação digital no contexto escolar. Para o titular do DMC, “as tecnologias de comunicação digital estão alterando todos os aspectos de nossa sociedade e cultura. Precisamos compreendê-las e utilizá-las tanto para entender quanto para transformar nossos mundos. Esta convergência tecnológica nos inspira à análise de texto midiático, seja ele produzido para o meio digital, o audiovisual, o rádio ou o texto impresso”.
O público alvo da iniciativa é composto pelos mais de 1300 educadores ligados às escolas básicas, escolas desdobradas e dos núcleos de educação de jovens e adultos (EJA). Durante a Semana das Mídias os participantes terão oportunidade de refletir sobre o papel das mídias e, de experimentar as diversas possibilidades das linguagens midiáticas e suas contribuições para a prática educativa contemporânea.

Um comentário:

Sylvio Fernando disse...

Estamos estimulando o uso pedagógico dos Blogs, além de servir como relatório das atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos e professores...É uma cultura que está sendo implementada com sucesso, estamos esperançosos com a utilização dessa ferramenta do século XXI. Que qualifica de maneira criativa, autônoma e cooperativa os nossos educandos e educadores a praticar uma educação que estimule a produção do conhecimento, quebrando o paradigma da repetição, cópia, decoreba dos conteúdos.
Sylvio Fernando Mattos Xavier da Silva
Diretor do Departamento de Mídia e Conhecimento