Nossa Sala

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Visita de alunos do curso de História da UDESC

Nossa escola recebeu hoje a professora Glaucia e seus alunos do curso de História da UDESC, o objetivo desta visita foi conhecer a escola e a Sala Informatizada, para que posteriormente, possam estar dando início a um projeto que envolverá alunos da 2ª fase do curso de História. Este projeto será desenvolvido na Sala Informatizada, com participação de nossos alunos, onde serão utilizadas algumas mídias. O tema geral do projeto será a Identidade. Neste primeiro semestre os alunos estarão definindo o projeto e no mês de agosto estarão dando início às atividades na Sala Informatizada.
Logo, logo voltaremos com mais informações.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Estamos de cara nova


Na última sexta-feira nossa sala recebeu a instalação de 19 micros novos. Logo, logo estaremos trabalhando com o sistema operacional Linux. Desafios nos aguardam!

terça-feira, 10 de abril de 2007

Novos Micros



Estamos com nossas atividades interrompidas na Sala Informatizada.
Motivo: Instalação de novos micros.

Semana das Mídias


O Departamento de Mídia e Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realiza até a próxima quinta-feira a Semana das Mídias. O evento que começou na tarde desta segunda-feira (09/04) tem como local o Centro de Educação Continuada (CEC), situado à Rua Ferreira Lima, 82, Centro.
O tema base é “Linguagens midiáticas e cidadania: aproximações necessárias”, cujo tema é abordado hoje pela Professora Doutora em Comunicação Gilka Girardelo, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma pesquisadora da relação mídia, cultura e infância. Além disso, durante a semana haverá cinco oficinas: Nas dobras da imaginação, Animação com o LOGO, Produção de rádio digital, Animação com brinquedos ópticos e Produção textual no blog.
Conforme Sylvio Fernando Xavier da Silva, Chefe do Departamento de Mídia e Conhecimento (DMC), o objetivo do evento é sensibilizar os profissionais da rede municipal de educação para os aspectos teórico-metodológicos das linguagens midiáticas e a tecnologia de comunicação digital no contexto escolar. Para o titular do DMC, “as tecnologias de comunicação digital estão alterando todos os aspectos de nossa sociedade e cultura. Precisamos compreendê-las e utilizá-las tanto para entender quanto para transformar nossos mundos. Esta convergência tecnológica nos inspira à análise de texto midiático, seja ele produzido para o meio digital, o audiovisual, o rádio ou o texto impresso”.
O público alvo da iniciativa é composto pelos mais de 1300 educadores ligados às escolas básicas, escolas desdobradas e dos núcleos de educação de jovens e adultos (EJA). Durante a Semana das Mídias os participantes terão oportunidade de refletir sobre o papel das mídias e, de experimentar as diversas possibilidades das linguagens midiáticas e suas contribuições para a prática educativa contemporânea.

Sistema operacional Linux


A escola Henrique Veras é uma das 14 escolas da Rede Pública Municipal de Florianópolis, que passará a utilizar o sistema operacional Linux. Mas afinal, o que é Linux?
Linux é um sistema opereracional livre, ou seja, você pode utilizar, modificar e adaptar, porém é necessário que a pessoa que o faça tenha competência para tal. Não é necessário autorização de quem quer que seja para fazê-lo. O programa não tem um dono que recebe direitos a cada vez que o programa é comercializado ou utilizado.
O que a escola ganha passando a utilizar o Linux?
O linux é desenvolvido por uma comunidade mundial de programadores, que trabalham cada um numa parte do programa, estes tem o desejo e o compromisso de terem acesso a um programa que é livre, que pode ser modificado por cada um deles, de acordo com suas necessidades, toda inovação é avaliada, se esta for considerada útil é agregada ao programa principal. A avaliação é feita por uma equipe de coodenação que avalia as contribuições. Com tantas contribuições, foram criadas milhares de versões do Linux, cada uma delas criada para atender as necessidades de cada escola e de cada empresa. Ao usar programas livres na escola, professores e alunos serão convidados a darem suas contribuições para a melhoria do sistema. A escola deve apresentar e experimentar alternativas, proporcionar aos alunos a possibilidade de mudanças.