Nossa Sala

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A Guerra do Paraguai

Este projeto é parte da webquest da professora Cássia sobre a Guerra do Paraguai. Visando aprofundar o que estudamos, as turmas das 6ªs séries (61 e 63) estão desenvolvendo no programa presentation as informações sobre o conflito da Guerra do Paraguai, enriquecendo ainda mais as aulas de história e com certeza o conteúdo abordado durante todo esse processo. Este trabalho envolve 51 alunos.

Desvendando a Região Sul

Este trabalho envolve 46 alunos das 4ªs séries da professora Cláudia. Estamos dando continuidade ao trabalho desenvolvido na internet durante o ano, sobre as Regiões do Brasil. Por ser a Região Sul, a nossa região, estaremos aprofundando alguns aspectos como:

  • Economia;
  • Extrativismo mineral, vegetal e animal;
  • Agricultura;
  • Pecuária;
  • Clima, relevo, hidrografia e vegetação;
  • Transporte;
  • Indústria;
  • Turismo;
  • Cultura (literatura e culinária);
  • Folclore.
Dentro do programa presentation, em duplas, estaremos aprofundando este conteúdo.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Animais Invertebrados








Estamos dando início ao projeto Animais Invertebrados. Este trabalho envolve 47 alunos da 2ª série, da professora Flora. O objetivo é conhecer os diferentes tipos de invertebrados existentes na água e na terra.
Este trabalho teve início na sala de aula, com uma pequena introdução do conteúdo trabalhado. Na Sala Informatizada os alunos fizeram pesquisas na internet, onde em duplas, escolheram o animal que estariam conhecendo melhor. No openoffice estaremos registrando alguns pontos importantes sobre estes animais: habitat, locomoção, alimentação, número de patas e reprodução. À partir dos registros, montaremos um livro.




quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Lendas Folclóricas


Este projeto envolve 47 alunos das 2ªs séries da professora Flora. Na Sala Informatizada os alunos pesquisaram na internet as lendas folclóricas das regiões do Brasil. Escolheram uma lenda para que pudessem estar dando início a construção do livro que tem como tema "As Lendas Folclóricas". Os alunos desenharam os personagens na sala de aula, na Sala Informatizada fizemos a digitalização. No openoffice foi feita a digitação dos textos, inserindo as figuras correspondentes a cada lenda folclórica.
Em breve estaremos disponibilizando o resultado do trabalho.

A Expansão Territorial do Brasil no século XVII

Esta pesquisa envolveu 24 alunos da 5ª série, turma 53. Na internet os alunos pesquisaram as Entradas e Bandeiras, a importância do desbravamento do sertão brasileiro e as descobertas do ouro e do diamante.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Identidade

Os alunos da 2ª fase do curso de História da UDESC, estão dando neste semestre, continuidade ao projeto Identidade. Com a participação de nossos alunos, estaremos fazendo uso de algumas mídias.
O projeto foi dividido em dois grupos:
  • Grupo 1- Tribos Urbanas- alunos de 7ª e 8ª série
Este grupo estimula um contato com as TIC (computador, câmera, cd player). Ao refletir sobre as possibilidades advindas das TIC, foi vislumbrado a hipótese de trabalhar a questão da identidade sob o tema das tribos urbanas. Tribos Urbanas, neste caso em que iremos desenvolver no projeto, está estreitamente associada a estereótipos e ao estilo musical dos indivíduos. Ao final do projeto estaremos mostrando os blogs criados pelos alunos participantes do projeto.

  • Grupo 2- Oficina Maluca de idéias- alunos de 5ª e 6ª série
Visando despertar a criatividade de cada um, a "Oficina Maluca de Idéias" é um espaço para movimentar, brincar e criar histórias. Como o conhecimento está entrelaçado com com as vivências lúdicas, a imprevisibilidade e espontaneidade são as principais características da Oficina Maluca, que são essas alimentadas pela imaginação, fantasia e sonhos de cada integrante do projeto.
Por isso é uma oficina maluca, pois valoriza a emoção e a intuição além da razão, não importando o quanto esquisita ou extravagante possa parecer qualquer idéia, o importante é se expressar. Para isso propomos:
  • Dinâmica de grupos e debates durante os encontros;
  • Realização de oficinas, onde os temas tratados serão previamente escolhidos pelos alunos e problematizados pelos estagiários;
  • Propor oficinas de câmera digital e software, utilizando a sala informatizada para a formatação do produto final do projeto;
  • Propor atividades cênicas e plásticas para estimular a expressão artística;
  • Atividade escrita para conhecermos a compreensão dos alunos sobre o tema proposto;
  • Entrevista com intuito de resgatar a memória social tradicional da região promovendo um diálogo com a nova memória;
  • Ultilizar as histórias indígenas e africanas para promover o contato das criançãs com culturas diversas visando trabalhar melhor a questão da alteridade.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

"Saboreando" as Crônicas


Este trabalho envolveu 33 alunos da 7ª série, turma 71. O objetivo foi reescrever a crônica "Brincadeiras" de Luiz Fernando Veríssimo, dando a esta um final diferente. Alguns conceitos e conteúdos foram trabalhados:
  • Extrutura do texto narrativo;
  • Pontuação;
  • Coesão e coerência;
  • Coerência no emprego dos tempos verbais;
  • Conhecimento do gênero textual crônica.