Nossa Sala

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Identidade

Os alunos da 2ª fase do curso de História da UDESC, estão dando neste semestre, continuidade ao projeto Identidade. Com a participação de nossos alunos, estaremos fazendo uso de algumas mídias.
O projeto foi dividido em dois grupos:
  • Grupo 1- Tribos Urbanas- alunos de 7ª e 8ª série
Este grupo estimula um contato com as TIC (computador, câmera, cd player). Ao refletir sobre as possibilidades advindas das TIC, foi vislumbrado a hipótese de trabalhar a questão da identidade sob o tema das tribos urbanas. Tribos Urbanas, neste caso em que iremos desenvolver no projeto, está estreitamente associada a estereótipos e ao estilo musical dos indivíduos. Ao final do projeto estaremos mostrando os blogs criados pelos alunos participantes do projeto.

  • Grupo 2- Oficina Maluca de idéias- alunos de 5ª e 6ª série
Visando despertar a criatividade de cada um, a "Oficina Maluca de Idéias" é um espaço para movimentar, brincar e criar histórias. Como o conhecimento está entrelaçado com com as vivências lúdicas, a imprevisibilidade e espontaneidade são as principais características da Oficina Maluca, que são essas alimentadas pela imaginação, fantasia e sonhos de cada integrante do projeto.
Por isso é uma oficina maluca, pois valoriza a emoção e a intuição além da razão, não importando o quanto esquisita ou extravagante possa parecer qualquer idéia, o importante é se expressar. Para isso propomos:
  • Dinâmica de grupos e debates durante os encontros;
  • Realização de oficinas, onde os temas tratados serão previamente escolhidos pelos alunos e problematizados pelos estagiários;
  • Propor oficinas de câmera digital e software, utilizando a sala informatizada para a formatação do produto final do projeto;
  • Propor atividades cênicas e plásticas para estimular a expressão artística;
  • Atividade escrita para conhecermos a compreensão dos alunos sobre o tema proposto;
  • Entrevista com intuito de resgatar a memória social tradicional da região promovendo um diálogo com a nova memória;
  • Ultilizar as histórias indígenas e africanas para promover o contato das criançãs com culturas diversas visando trabalhar melhor a questão da alteridade.

Nenhum comentário: