Nossa Sala

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Oficina de Produção Textual 1


Esta atividade envolve 50 alunos da 7ª série (71 e 72) da professora Marceli (português). O objetivo desta atividade é exercitar o uso correto da pontuação em fragmentos de produção textual.
Na sala de aula a professora realizou leituras, observações, correções e explicações de alguns conceitos de textos produzidos pelos alunos. Foi importante destacar as pontuações, concordância verbal e nominal e ortografia.

Atividade realizada na SI:

Escola Básica Municipal Henrique Veras
Disciplina de Língua Portuguesa Professora: Marcéli
Aluno(a):____________________________________________ Turma:_____ Data:______

1)De acordo com todos os estudos realizados sobre este assunto, pontue o texto abaixo (com vírgulas e pontos finais). A indicação entre parênteses mostra quantos outros sinais deverão ser incluídos.

a)Há muito tempo nas terras da Mesopotâmia um rei chamado Gilgamesh foi chamado pelo deus Sol para governar a cidade de Uruk. (2 vírgulas)

b)Gilgamesh era parte deus e parte homem ele parecia humano mas não sabia o que era ser humano ele tinha poder e riqueza sem ser feliz tinha tudo menos amigos vivia sempre sozinho por isso tornara-se amargo e cruel. (5 pontos e 3 vírgulas)

c)Gilgamesh ordenou então que fosse construída uma grande muralha em volta da cidade. (2 vírgulas)

d)O caçador levou Shamhat até o lugar da floresta em que tinha visto Enkidu pela última vez deixou-a sozinha e fugiu de volta à cidade quando a noite caiu Shamat tocou sua harpa e cantou na escuridão sua voz espalhou um feitiço pela floresta Enkidu foi atrás do som e parou atrás de uma árvore ele nunca tinha visto algo tão encantador aproximou-se de Shamnhat devagar para não assustá-la. (6 pontos e 1 vírgula)

e)Todo dia da manhã até o anoitecer Gilgamesh olhava da sua torre no alto da grande muralha de Uruk esperando a volta de Shamhat. (4 vírgulas)

2)Reconheça e corrija ( em cor vermelha) os problemas de grafia e concordância presentes na frase abaixo, a qual foi propositadamente modificada para esta atividade.


Uma nova pás reinou em uruk. Em noites calma, Shamhat gostava de navega pelo rio com enkidu e de ficar escultando os plano que ele fazia com Gilgamesh para tornar a cidade um lugar mais feliz. Então ela tocava sua arpa e cantava para eles, orgulhosa de telos feito ficar junto. Como sua vos flutuase sobre as água, as pessoas de Uruk parava para escutar. (14 problemas)

Nenhum comentário: